Qual tecido ideal para cada peça? Quais as diferenças entre cada tipo?

A sensação ao toque, o peso, espessura, elasticidade e brilho de cada tipo de tecido importam muito na escolha.

Escolher o tecido de cada peça de roupa é uma das partes mais delicadas e importantes de uma confecção. É o tecido que irá determinar como será o trabalho, o conforto ao vestir a peça, a beleza final do modelo, a durabilidade do item e, claro, o preço final do produto. A escolha certa, pode garantir uma peça perfeita que irá ser parte de momentos maravilhosos, enquanto uma escolha errada pode arruinar toda uma grande ideia.

Por isso, vou tirar a dúvida de muitas pessoas hoje e falar um pouquinho sobre cada tipo de tecido. Certamente você conhece muitos deles e já tem em seu guarda-roupas, então, para melhorar a experiência dessa leitura, assim que terminar de ler sobre um tecido, que tal ir no seu armário e procurar por alguma peça feita com ele? Assim, você poderá entender melhor cada detalhe mencionado.

Tricoline

Muito versátil e de alta qualidade, o tricoline é um tecido 100% feito de algodão, o que faz com que não tenha elasticidade e também garante que mantenha bem a temperatura debaixo da peça, e ainda permite que seja utilizado em diversos itens.

Você pode encontrar o tricoline sendo usado em camisas, batas, vestidos, e muito mais.

Malha

Totalmente sintética, a malha é superleve e macia, tendo trançamento na medida para que haja transpiração através do tecido. Isso faz com que a malha seja muito confortável de se vestir, com um pouquinho de elasticidade.

Por isso, a malha é muito usada em camisetas, pijamas, saias e também roupas infantis e de pets!

Cetim

Se você busca um brilho confortável para uma ocasião que mereça um capricho especial no look, então provavelmente você vai escolher um vestido feito de cetim.

Esse também é um tecido sintético, mas, por utilizar a técnica de entrelaçamento, não apresenta elasticidade. No entanto, conta com variações com outras composições para tornar-se mais versátil.

Gabardine

Mais um tecido inteiramente sintético, que oferece rigidez, mas, ao mesmo tempo, maciez ao toque. 

Você encontra esse tecido na confecção de calças e casacos.

Microfibra

Para quem está procurando peças resistentes, as confeccionadas com microfibra são uma boa escolha. 100% sintético, esse tecido é a junção de diversos fios fininhos de poliéster, que unidos garantem uma peça muito confortável de se vestir.

Você encontra a microfibra em roupões, roupas esportivas e em peças para praia, sendo assim um tecido muito versátil.

Mousseline

Esse tecido sintético se destaca por sua transparência, sendo megamacio e de fácil caimento. Além disso, o mousseline não amassa com facilidade e, por isso, você o vê sendo usado de forma elegante e chamativa graças a sua fluidez.

O mousseline é usado em vestidos e saias de forro opaco, destacando justamente a parte interior da peça, por conta do exterior em mousseline.

Oxford

Esse tecido se destaca por não amassar e nem encolher após a lavagem. 

Por essa razão, ele é a escolha certa para jalecos, já que são lavados com muita frequência e possuem moldes largos

E aí, me conta, conseguiu entender melhor como cada tecido tem uma vantagem e razão para ser usado? Agora, quando você entrar na Loja Lu Rocha para procurar aquele look que você tem em mente, já vai saber direitinho qual tecido você pode esperar de cada peça!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s