Clássico, atemporal e extremamente bonito, a peça feita em couro consegue se destacar, mesmo no meio de muitas outras. É comum que ao entrar em uma loja a gente se depare com peças em couro sintético, couro ecológico, courino, couro eco e couro legítimo. Mas afinal de contas, o que é cada uma dessas opções e qual a diferença entre elas? Não é difícil identificar esse material, já que ele tem características sensoriais, como textura, toque, maciez e cheiro. Os tecidos sintéticos vieram para simular o material nobre, que é o couro legítimo. E por gerar muitas dúvidas, nós da Lu Rocha, viemos explicar tudo para vocês.

Enquanto os sintéticos são fabricados com fibras e agentes químicos, os ecológicos são aqueles que utilizam matéria-prima animal, mas são tratados em um processo de curtimento menos nocivo ao meio ambiente. Há ainda, o recouro que combina sobras da indústria do couro látex e agentes naturais, criando um material similar ao original e com a vantagem de ser mais sustentável. Enquanto o processo original leva cromo, o ecológico é curtido com taninos – que têm origem natural. Isso propicia um couro com poros mais abertos e, consequentemente, mais propensos a apresentarem marcas de uso.
O que é cada um e quais as suas diferenças? Descubra agora!
Couro legítimo: é feito a partir de pele animal, passado por um processo químico de curtimento. Tem uma textura específica e resiste a altas temperaturas, possui maior elasticidade e durabilidade, por isso o valor é o mais elevado.
Couro sintético: Também conhecido como courino, o tecido sintético imita as características do couro, porém não é de origem animal e, sim, criado a partir de componentes como algodão, PVC, poliéster e poliuretano. Tem um custo muito mais acessível. Oferece a possibilidade de tingimento e estampas.

Couro ecológico: assim como couro legítimo, o couro ecológico também é de origem animal, porém, seu processo de tratamento é menos nocivo e poluente para o meio ambiente. Tem grande durabilidade. São utilizados materiais de base vegetal para a pigmentação e o acabamento brilhante do couro, além de utilizar menos água em sua produção. Por conta da economia realizada em sua produção, o custo normalmente é menor do que comparado ao couro legítimo.
E aí, vocês sabiam sobre a diferença? Qual é o tipo de couro que você costuma comprar?