Natal: significado das cores nos looks

As pessoas ficam vidradas no significado das cores para a virada de ano, mas se esquecem que na noite de Natal elas também contribuem com um significado muito simbólico. Uma coisa é fato: pensou em Natal, logo vem as cores vermelho, verde e dourado na cabeça. Isso porque elas são tradicionais para essa comemoração e o motivo disso é que cada uma delas tem um significado especial para essa data.

É inegável que a cor vermelha representa o Natal, com tonalidade quente, ela transmite a sensação de força e alegria, principalmente quando o sentimento prevalece entre as pessoas. É uma cor que representa o amor e se destaca não só nos looks natalinos, como é a cor da roupa do papai noel (inspirada em São Nicolau, um bispo que distribuía doces para crianças na data e usava roupas vermelhas), da maioria dos enfeites natalinos e adornos. Para o catolicismo, religião na qual se originou a comemoração do Natal, a cor significa o amor incondicional ensinado por Cristo, assim como o sangue derramado por ele.

Apesar de ser uma festa tradicional da Igreja Católica, a data é inspirada por celebrações pagãs que comemoram a chegada da luz solar durante o inverno. Em conclusão, o dourado significa sol, luz e brilho. Por fim, para os cristãos a cor pode representar a presença do divino e a generosidade, já que os Reis Magos trouxeram um presente de ouro para celebrar o nascimento de Jesus. O dourado também lembra a luminosidade da Estrela de Belém que guiou o trio pelo deserto.

Por fim, temos o verde, que simboliza os ramos de pinheiro, hera e azevinho. Plantas que não perdem suas folhas durante o inverno. Por isso, é importante lembrar que o feriado tem origem no Hemisfério Norte. Antigamente as casas eram enfeitadas com essas plantas nos meses frios do ano. Era uma forma de lembrar que o inverno e situações tristes não durariam para sempre e que logo a primavera e a esperança voltariam. O verde é símbolo de esperança, juventude, resistência e resiliência.

Vocês sabiam desses significados? E aí, com qual cor você vai passar essa data esse ano? Conta pra gente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: